Caixa de correio 169, 3400AD
IJsselstein, Holanda

Contact Form
trichoderma

Rizobactérias e Fungos Trichoderma

As rizobactérias são bactérias que vivem naturalmente no entorno radicular das plantas. Colonizam a zona ao redor das raízes e são consideradas vida benéfica do solo.

As rizobactérias interagem com a planta, e existem muitos tipos diferentes. Uma vida microbiana saudável no solo ajuda as plantas a desenvolver resistência natural contra doenças e ataques.

Uma vida microbiana pobre leva a doenças e, eventualmente, à morte da planta. Bactérias prejudiciais podem ser facilmente deslocadas ao adicionar bactérias benéficas.

As rizobactérias podem ser divididas em três grupos:

  1. 1. Bactérias fixadoras de nitrogênio
  2. 2. Bactérias liberadoras de fosfato
  3. 3. Bactérias produtoras de hormônios

As raízes liberam açúcares, que atraem as bactérias. É importante que as rizobactérias superem as bactérias prejudiciais para prevenir doenças e fornecer nutrientes à planta.

A maneira mais simples de fazer isso é adicionando bactérias com água toda semana.

Outro benefício das rizobactérias na zona radicular é que podem corrigir um pH incorreto no solo e ajustá-lo ao nível adequado.

Com rizobactérias, as plantas podem absorver mais nutrientes, promovendo o crescimento. As bactérias recebem açúcares das raízes e vivem em simbiose com a planta.

trichoderma rizobacterias

Trichoderma

As raízes só podem ocupar no máximo 10% de um vaso, mas sua capacidade pode aumentar enormemente com os fungos das raízes, conhecidos como micorrizas ou fungos Trichoderma.

Os fungos Trichoderma conectam-se às raízes da planta. Seus hifas crescem muitos metros afastando-se das raízes e são microscópicas, alcançando zonas que as raízes não conseguem.

Isso amplia o sistema radicular da planta até 100 vezes em comparação com plantas sem hifas fúngicas.

O Trichoderma absorve nutrientes e os transporta para as raízes da planta. Vive em simbiose com a planta em troca de açúcares das raízes.

As hifas também liberam parte do açúcar que não usam, atraindo rizobactérias, melhorando a absorção de nutrientes e mantendo o pH correto do solo.

Hoje em dia, até agricultores hidropônicos que usam lã de rocha empregam Trichoderma e rizobactérias em seus cultivos.

No entanto, preparações bacterianas não podem ser armazenadas por muito tempo na forma líquida porque as bactérias precisam de açúcar para sobreviver. Sem açúcar, as bactérias vivem apenas 3 dias na umidade.

Adicionar açúcar pode causar crescimento bacteriano rápido, até o ponto de explosão das garrafas. Uma vez que o açúcar se esgota, as bactérias morrem. Por isso, produtos bacterianos ou enzimáticos líquidos são raros em jardinagem e agricultura (ou podem ser falsificados).

Metrop Metrop Metrop
Metrop
Postbus 169
IJsselstein , UTRECHT , 3400AD Holanda